Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Estante do João

"Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma" - George R. R. Martin

A Estante do João

"Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma" - George R. R. Martin

Filme da minha vida: Filadélfia, de Jonathan Demme

JNobre, 02.11.24

IMG_20241102_093949.jpgVencedor de dois Óscares em 1993, Melhor Ator para Tom Hanks e Melhor Canção Original para Bruce Springsteen (Streets Of Philadelphia) e realizada por Jonathan Demme (o mesmo autor de outro dos meus filmes preferidos, O Silêncio dos Inocentes), Filadélfia é mais uma obra de arte do cinema mundial que permanece na história de Hollywood para sempre. 

Com uma prestação brilhante de Tom Hanks (o ator teve que emagracer muitíssimo para conseguir interpretar, de forma perfeita, o papel de uma personagem seropositiva), Denzel Washington e Antonio Banderas, esta obra de arte do cinema tornou-se importante para ajudar a combater o preconceito contra a homossexualidade, assim como desconstruir o mito de que o vírus da SIDA só afetava os homossexuais. É um filme brilhante e que podia e devia ser visto e revisto por toda a gente. Emocionante e muito bem realizado por Demme.

SINOPSE: Andrew, um jovem e prometedor advogado, é despedido da firma em que trabalha. Dizem-lhe que não tem capacidade para o lugar. Andrew sabe que é devido a ter contraído SIDA. Determinado a defender a sua dignidade e reputação profissional, Andrew contrata Joe Miller, um anónimo advogado especializado em casos de ofensas pessoais, para processar os seus ex-patrões por despedimento sem justa causa. A amizade entre eles vai crescendo à medida que a causa triunfa e a sua coragem ultrapassa o preconceito e a corrupção dos seus poderosos adversários.